Kawasaki Motorcycle Forums banner

DIY - Lavagem e reabastecimento do líquido de arrefecimento

139K views 29 replies 15 participants last post by  aurbz  
#1 · (Edited)
A maioria das pistas proíbe o uso de anticongelante, pois é extremamente pegajoso e difícil de limpar. Os revendedores geralmente usam anticongelante, pois é menos corrosivo do que a água e (claro) tem um ponto de congelamento bem abaixo de 0 Celsius. Veja como substituir o líquido de arrefecimento original por água destilada ou, melhor ainda, água com WaterWetter.

Você vai precisar de:
- Chave de soquete de 10 mm
- Chave de soquete de 8 mm
- Tudo listado em DIY Fairing Removal
- Água destilada (da sua mercearia local, 3+ galões)
- Água com WaterWetter (eu uso este da Cycle Gear)
- 2 baldes
- Funil

Como limpar o líquido de arrefecimento:

1) Siga o DIY Fairing Removal para deixar sua moto nua.

2) Localize o primeiro parafuso de drenagem do líquido de arrefecimento. Ele fica na parte inferior da tampa da bomba d'água no lado esquerdo da sua moto, na frente da alavanca de câmbio:

Image

3) Coloque um balde sob este parafuso de drenagem e, usando a chave de soquete de 10 mm, remova o parafuso de drenagem. Tenha cuidado, porém - o líquido de arrefecimento irá borrifar até um pé de distância! Deixe o balde lá enquanto prosseguimos com as próximas etapas.

Image

4) Localize o segundo parafuso de drenagem na carcaça do cilindro na frente do motor. Ele fica logo abaixo das conexões do tubo de escape:

Image

5) Coloque um balde sob este parafuso de drenagem e, usando a chave de soquete de 8 mm, remova o parafuso de drenagem. O líquido de arrefecimento aqui vazará por toda a carcaça do motor e os tubos de escape... isso precisará ser enxaguado com água e limpo quando terminarmos. Deixe o balde lá enquanto prosseguimos com as próximas etapas.

Image

6) Agora, desaperte a tampa do radiador (mostrada abaixo) e despeje água destilada no radiador. Ao despejar, a água deve sair dos dois bujões de drenagem e entrar nos baldes. Continue despejando enquanto o líquido que sai for verde... eu usei um galão inteiro de água!

Image

Continua...

Attachments

#2 · (Edited)
7) Agora, pegue um dos baldes e coloque-o embaixo do tanque do reservatório. Solte a braçadeira e remova a mangueira superior (mostrada abaixo) no tanque do reservatório.

8) Segure o funil embaixo da braçadeira da mangueira inferior do tanque do reservatório (isso nos permite redirecionar o fluxo do líquido de arrefecimento para longe da carcaça do motor). Solte a mangueira inferior, usando o funil para redirecionar o fluxo do líquido de arrefecimento para longe do motor e para o balde. Não se preocupe se cair um pouco no motor... nossa etapa final será enxaguar tudo.

Image

9) Agora, desaperte a tampa no gargalo de enchimento do radiador. Deixe as mangueiras sem braçadeiras. Usando o funil, despeje água destilada no tanque do reservatório e observe-a escorrer pela braçadeira da mangueira inferior e para o balde. Continue despejando até não haver nenhum vestígio de verde.

10) A parte divertida começa. Aparafuse o parafuso de drenagem da bomba d'água e torqueie para 87 polegadas-libras (7,25 pés-libras). Aparafuse o parafuso de drenagem da tampa do cilindro e torqueie para 87 polegadas-libras (7,25 pés-libras) também.

11) Prenda as mangueiras de volta no reservatório do líquido de arrefecimento, mas deixe a tampa do gargalo de enchimento desligada.

12) LENTAMENTE encha o radiador até o gargalo de enchimento com WaterWetter. Quanto mais LENTO você for, melhor, pois menos bolhas de ar se formarão nos canos. Encha também o tanque do reservatório até a linha máxima com WaterWetter. Deixe as tampas desligadas tanto do radiador quanto do tanque do reservatório.

13) Ligue a moto. Bata continuamente nas mangueiras do radiador em ambos os lados do radiador para expulsar as bolhas de ar. Faça isso por cerca de 30 segundos.

14) Pare a moto e LENTAMENTE encha o radiador com WaterWetter até chegar ao gargalo de enchimento. Instale a tampa do radiador. Verifique o nível no tanque do reservatório e, se necessário, reabasteça com WaterWetter até a linha máxima. Instale a tampa no gargalo de enchimento do tanque do reservatório.

15) Ligue a moto. Mantenha a moto funcionando pelo menos até ouvir a ventoinha do radiador ligar (eu apenas andei de moto ao redor do quarteirão algumas vezes). Quando isso acontecer, desligue a moto e reabasteça o tanque do reservatório com WaterWetter até a linha máxima.

16) Voilá!

Image

17) Agora, enxágue COMPLETAMENTE as áreas que podem ter sido borrifadas com líquido de arrefecimento com água. Se você colocou qualquer líquido de arrefecimento em seus pneus, você precisará lavá-los com água e sabão... embora pareça divertido, andar de moto não é!

18) Recoloque suas carenagens e pronto! Use a DIY Fairing Removal se necessário.

Attachments

#4 · (Edited)
Várias perguntas sobre este processo:
Sinta-se à vontade para responder a todas :).
Percebo que algumas perguntas podem parecer... bastante ridículas, no entanto, sou novo nisto e gostaria de perguntar - em vez de fazer algo errado :).

1. Água destilada - Onde você encontraria água destilada? É simplesmente água fervida?
2. Luvas são necessárias? Em outras palavras, o líquido de arrefecimento prejudicaria sua pele nua?
3. Esclarecimento - WaterWetter é simplesmente um tipo de anticongelante/refrigerante, correto?
4. Existe WaterWetter específico para motocicletas?

#5 · (Edited)
Várias perguntas sobre este processo:
Sinta-se à vontade para responder a qualquer/todos :).
Percebo que algumas perguntas podem parecer... bastante ridículas, no entanto, sou novo nisto e gostaria de perguntar - em vez de fazer algo errado :).

1. Água destilada - Onde você encontraria água destilada? É simplesmente água fervida?
2. Luvas são necessárias? Em outras palavras, o líquido de arrefecimento prejudicaria sua pele nua?
3. Esclarecimento - WaterWetter é simplesmente um tipo de anticongelante/líquido de arrefecimento, correto?
3. Existe WaterWetter específico para motocicletas?
1. Água destilada é exatamente isso; água que foi destilada para remover todos os minerais, sedimentos, etc. É apenas água normal fervida, e o vapor é coletado e condensado de volta em água destilada. Eu consegui um pouco da Safeway.

2. Luvas não são necessárias, o líquido de arrefecimento não é corrosivo. Mas é muito escorregadio, então certifique-se de enxaguar completamente qualquer coisa que caia em seus pneus..

3. WaterWetter *NÃO* é anticongelante. Repito, WaterWetter *NÃO* é anticongelante. Se você mora em um lugar onde a temperatura pode ficar abaixo de zero, você vai querer substituir o WaterWetter por anticongelante durante o inverno.

4. Não, apenas o velho WaterWetter :) Você pode obter o WaterWetter pré-misturado (acho que se chama Super Cool ou algo assim) e usá-lo diretamente, ou pode obter o aditivo WaterWetter e misturá-lo com água destilada. Optei pelo primeiro.

Boa sorte!

#9 · (Edited)
Lembre-se de colocar anticongelante para evitar danos no motor e no radiador se a temperatura cair abaixo de zero. O anticongelante também tem uma melhor inibição da corrosão do que os aditivos de água ou Engine Ice. Eu só usaria isso na pista. O anticongelante é geralmente proibido lá porque, se houver um acidente e ele for derramado, é muito escorregadio.

A água fervente elimina a maior parte do conteúdo mineral como calcário e a água fervida é boa. Não há realmente necessidade de água destilada - embora os puristas discordem.

Também não há necessidade real de lavar o sistema de arrefecimento, a menos que você ache que há pedaços nele. Drenar e reabastecer é adequado. Qualquer pequena quantidade de anticongelante que sobrar estará tão diluída que passará na fiscalização na pista.

Rob

#10 ·
Lembre-se que você deve ter anticongelante para evitar danos ao motor e ao radiador se a temperatura cair abaixo de zero. O anticongelante também tem melhor inibição de corrosão do que Water Wetter ou Engine Ice.
Eu moro no Canadá e as temperaturas realmente atingem abaixo de 0 graus Celsius, então isso significaria que eu deveria substituir o uso de WaterWetter por anticongelante em todas as instâncias listadas nas etapas fornecidas?

#14 ·
Lavei um recipiente vazio de líquido de arrefecimento e fiz esta mistura:
25% de líquido de arrefecimento
15% Water Wetter (não era o nome da marca, mas um aditivo de líquido de arrefecimento respeitável que faz a mesma coisa)
60% de água da nascente Poland Spring. Disseram para usar água destilada, o que eu realmente não me importo se usei ou não, mas acabámos de fazer um piquenique e tínhamos toneladas de garrafas por perto.

Isso permitirá que você passe pelo outono, até cerca de 25-30 graus lá fora.

Para o armazenamento real no inverno, 50% de líquido de arrefecimento 50% de água ou talvez até uma quantidade maior de líquido de arrefecimento... apenas certifique-se de lavá-lo na primavera.

É um processo muito fácil, a parte que mais consome tempo é ligar o motor por 30 segundos, sangrar o ar, adicionar mais e depois andar por 15 minutos e verificá-lo pela última vez.

#15 · (Edited)
Não há nenhuma vantagem em usar umectante de água se você pode usar anticongelante. Basta usar uma mistura de 50% de anticongelante e água durante todo o ano, a menos que precise drenar o anticongelante para a pista.

Por que diabos alguém gostaria de esvaziar o líquido de arrefecimento na primavera é algo que não consigo entender. A mistura 50/50 destina-se a uso durante todo o ano. Oferece a melhor proteção anticorrosão para o sistema de arrefecimento, bem como proteção contra congelamento.

Garrafas de água mineral são a pior coisa que você pode usar. Essa coisa vende por causa de seu alto teor de minerais. É quase garantido que cause incrustações, o que afetará severamente a eficiência do seu sistema de arrefecimento. Se você se propôs a fazer uma mistura que causasse problemas e não protegesse seu sistema de arrefecimento, você fez um bom trabalho.

Rob

#16 ·
Não há vantagem em usar water wetter se você pode usar anticongelante. Basta usar uma mistura de 50% de anticongelante e água durante todo o ano, a menos que você precise drenar o anticongelante para a pista.

Por que diabos alguém gostaria de esvaziar o líquido de arrefecimento na primavera é algo que não consigo entender. A mistura 50/50 é destinada ao uso durante todo o ano. Ele oferece a melhor proteção anticorrosão para o sistema de resfriamento, bem como proteção contra congelamento.

Rob
uma vantagem em usar water wetter, que é que você está efetivamente usando água pura e, portanto, funcionará mais frio. Essa é a razão pela qual algumas pessoas estão dispostas a esvaziá-lo a cada inverno e colocá-lo de volta na primavera, porque querem o máximo de resfriamento possível.

Sim, se você mora em um lugar com geadas durante o inverno, terá que voltar para o anticongelante, mas eu, por minha parte, uso água/water wetter e farei isso o ano todo.

#17 ·
Obrigado chefe, vou anotar o quão péssimo mecânico pessoal eu sou.

Uma mistura 50/50 pode ser usada durante todo o ano, mas em um dia de 90 graus, uma mistura de 30% de líquido de arrefecimento/70% de água ou mesmo 20/80 transferirá e absorverá o calor melhor do que uma mistura 50/50.
Estou dizendo que se você usar principalmente água, vai querer fazer uma mistura 50/50 quando for armazená-la no inverno para que o radiador não congele e rache. Então, lave-o na primavera e use qualquer mistura que você usar, que é definitivamente melhor do que uma mistura 50/50 em nossos motores de alta temperatura e alta rotação.

Eu lavo meu sistema de arrefecimento com o limpador de sistema de arrefecimento Prestone quando lavo meu sistema. Então, um pouco de depósitos minerais não fará diferença quando forem lavados.

#19 · (Edited)
Obrigado chefe, vou anotar o quão péssimo mecânico pessoal eu sou.

Uma mistura 50/50 pode ser usada o ano todo, mas em um dia de 90 graus, uma mistura de 30% de líquido de arrefecimento/70% de água ou até mesmo 20/80 transferirá e absorverá o calor melhor do que uma mistura 50/50.
Estou dizendo que se você usar principalmente água, você vai querer fazer 50/50 quando for armazená-la no inverno para que o radiador não congele e rache. Então, lave-o na primavera e use qualquer mistura que você usar, que é definitivamente melhor do que uma mistura 50/50 em nossos motores de alta temperatura e alta rotação.

Eu lavo meu sistema de resfriamento com o limpador do sistema de resfriamento Prestone quando eu lavo meu sistema. Então, um pouco de depósitos minerais não farão diferença quando forem lavados.
Só estou curioso por que você não usaria água destilada...? Um galão de água destilada é mais barato do que uma garrafa de 20 onças de água mineral onde eu moro. Acho que não importa muito no seu caso, já que você o lava todos os anos, mas estou apenas curioso.

#18 ·
A mistura de glicol/água é um líquido de arrefecimento mais eficaz do que a água pura. A maioria das soluções anticongelantes também estende a ebulição um pouco para cima, bem como estende o ponto de congelamento para baixo. A água pura tem tendência a ferver em pontos quentes localizados, resultando em cavitação e arrefecimento irregular, razão pela qual é necessário um humidificador de água. Reduz a tensão superficial do líquido de arrefecimento, e uma mistura de água/humidificador de água é na verdade um líquido de arrefecimento muito diferente da água pura.

Além de tudo isso, você precisa dos inibidores de corrosão nas misturas anticongelantes para garantir que o sistema de arrefecimento permaneça aberto. Em particular, a água da nascente depositará calcário que estreitará os canais de água e, eventualmente, obstruirá o radiador. Os produtos de limpeza do sistema de arrefecimento são inúteis na remoção de calcário.

Use uma mistura de 50/50 no verão e, em alguns locais, aumente a proporção de anticongelante para 70% - 80% no inverno para temperaturas abaixo de cerca de -15C. Em Orlando, você não precisa de anticongelante, mas ainda faz um trabalho melhor de arrefecimento do que a água pura.

E por que você acha que esses motores são particularmente quentes?

Rob

#23 ·
A mistura de glicol/água é um líquido de arrefecimento mais eficaz do que água pura. Isso é absolutamente e completamente falso. Os líquidos de arrefecimento à base de glicol são MENOS eficazes no arrefecimento do que a água. A maioria das soluções anticongelantes também estende a ebulição um pouco para cima, bem como estende o ponto de congelamento para baixo. A água pura tem tendência a ferver em pontos quentes localizados, resultando em cavitação e arrefecimento irregular, razão pela qual é necessário um molhador de água. Não. O molhador de água é usado para fornecer prevenção de corrosão. Ele reduz a tensão superficial do líquido de arrefecimento, e uma mistura de água/molhador de água é, na verdade, um líquido de arrefecimento muito diferente da água pura.

Além de tudo isso, você precisa dos inibidores de corrosão nas misturas anticongelantes para garantir que o sistema de arrefecimento permaneça aberto. Em particular, a água da nascente depositará incrustações que estreitarão os canais de água e, eventualmente, obstruirão o radiador. Os produtos de limpeza do sistema de arrefecimento são inúteis na remoção de incrustações.

Use uma mistura 50/50 no verão e, em alguns locais, aumente a proporção de anticongelante para 70% - 80% no inverno para temperaturas abaixo de cerca de -15C. Em Orlando, você não precisa de anticongelante, mas ainda faz um trabalho melhor de arrefecimento do que água pura Falso.

E por que você acha que esses motores são particularmente quentes?

Rob
Isso está completamente errado. Comecei a dissecar e não vou fazê-lo.

Aqui estão os pontos principais:

A água pura é o melhor que você pode obter para fins de arrefecimento direto. O molhador de água é anunciado para fornecer temperaturas de funcionamento vários graus mais frias, mas é inconclusivo e insignificante.

O anticongelante é usado apenas porque permite um ponto de congelamento mais baixo em climas onde isso é um problema e fornece resistência à corrosão. Todas as outras coisas iguais, a água destilada supera uma mistura 50/50 o tempo todo, todos os dias.

O molhador de água é usado para fornecer alguma resistência à corrosão, pois a água destilada pura tende a permitir a corrosão e o acúmulo ao longo do tempo.

#20 ·
Eu não estou usando água mineral, eu estava usando destilada. A água da torneira terá mais minerais do que uma garrafa de Poland Spring, especialmente de onde eu sou. Há muito cálcio e cobre na minha torneira, e o cálcio é garantido para causar acúmulo. Deixei meio copo de água no meu quarto e deixei evaporar, há resíduos brancos do nível da água até o fundo, mostrando o quão saturada minha torneira está com minerais.

A água é a parte mais eficaz em um sistema de resfriamento. O líquido de arrefecimento aumenta o ponto de ebulição e tem esses inibidores, mas não vejo como você poderia pensar que um 50/50 é mais eficaz do que um 30/70 com um pouco de Water Wetter.

#21 ·
Ah, entendi. Sim, engarrafada seria melhor do que da torneira se você tiver que escolher entre as duas.

Concordo que uma proporção maior de água equivale a um sistema de resfriamento mais eficiente. Na verdade, postei um gráfico de análise objetiva comparando o líquido de arrefecimento à base de glicol, a mistura 50/50, água pura, a mistura 50/50 com umectante e água pura com umectante em outro tópico.

Aqui está novamente para os interessados. Quanto maior a proporção de água, mais eficiente o sistema de resfriamento funciona.

Image

#27 ·
Do FAQ da Red Line:

Q: O WaterWetter é compatível com anticongelante?
R: O WaterWetter é compatível com todos os anticongelantes, incluindo os novos tipos de longa duração que são "preenchidos de fábrica" no seu carro novo. Basta deitar uma garrafa para a maioria dos carros de estrada ou camiões ligeiros.

:D

#28 ·
William, eu não estou falando sobre não usar anticongelante. Sou contra esse conceito. Eu uso pelo menos 20%, não importa qual mistura eu esteja usando.

Poland Spring NÃO é água mineral. É água destilada. Algumas águas da torneira contêm níveis MUITO ALTOS de minerais. Poland Spring não tem quase a mesma quantidade de minerais que a maioria das torneiras.

Algum nível de anticongelante é importante, eu concordo.
Usar Water Wetter não pode machucar... só pode ajudar. Mesmo que ajude um pouco, isso é uma vitória para mim.

#29 ·
Ótimo faça você mesmo. Ajudou-me com a lavagem e o enchimento.

Uma dica que quero dar e que experimentei ao fazer este faça você mesmo. Não remova a tampa do radiador até remover o parafuso ao lado da alavanca de câmbio. O líquido de arrefecimento não jorrou até que a tampa do radiador fosse removida. Gire a tampa do radiador para abrir, mas não remova a tampa. O líquido de arrefecimento sairá lentamente em vez de jorrar um pé. Remova a tampa do radiador se tiver alguém segurando um balde ao lado do bujão de drenagem do líquido de arrefecimento em um ângulo.

#30 ·
Passo 7, Sem mangueira superior

Olá, ótima publicação, a propósito. Então, tudo estava bem quando eu estava lavando o líquido de arrefecimento da minha moto, mas quando cheguei ao Passo 7, percebi que minha moto não tinha uma mangueira superior conectando à parte superior do reservatório de líquido de arrefecimento. Isso é ruim? Qual é o propósito da mangueira superior no reservatório? Devo apenas tapar/fechar o buraco aberto? Recentemente comprei uma Ninja 250r 2010 de um vendedor particular e esta é minha primeira moto. Qualquer conselho seria muito apreciado. Obrigado! :)