Kawasaki Motorcycle Forums banner

er6-f 2007 problema de travão ABS

18K views 10 replies 8 participants last post by  wrecka2003  
#1 ·
Olá pessoal, pensei em dizer isso. Tenho a er6f 2007 acima com ABS. Ultimamente, não tem sido muito usada e a bateria tem morrido lentamente nos últimos meses. Na semana passada, coloquei uma bateria nova. O problema que tenho agora é um problema no freio traseiro. Lembro-me que, há algumas semanas, o freio traseiro estava mole e tive que bombeá-lo algumas vezes para firmá-lo.

Eu andei de moto há alguns dias e estava tudo bem, mas ontem andei de moto por uma curta distância e o freio traseiro estava mole, então bombeei-o com força algumas vezes e ele firmou-se imediatamente, mas depois parou de funcionar. Como se o cilindro mestre estivesse cheio e nada se movesse. De qualquer forma, sendo um modelo ABS, estou um pouco preocupado. Removi o cilindro mestre e ele parece estar funcionando corretamente e o fluido desce do reservatório e passa por ele quando bombeado. Mas quando a mangueira está conectada, nada se move. É como se houvesse um bloqueio na unidade ABS. A pinça e as pastilhas não estão travadas e eu as tirei para verificar.

Alguém já teve alguma falha como esta com ABS em uma ER6?

Saudações, Kevin

#2 ·
Muito improvável que tenha algo a ver com o ABS. A menos que esteja ativado, ele opera em um desvio. Se a válvula emperrasse, algumas pressões no pedal encheriam o reservatório e, então, o freio funcionaria normalmente.

Parece que o pistão da sua pinça provavelmente travou, mas você diz que não.

Puxe o fusível do ABS primeiro para desativá-lo. Os freios devem então funcionar normalmente. Se não funcionarem, a melhor solução é provavelmente conectar o cilindro mestre diretamente ao escravo, ignorando a unidade ABS enquanto você o conserta. Faça o freio funcionar assim e, em seguida, volte ao ABS. Dessa forma, você provará se há ou não um problema com a unidade.

Se o freio estiver macio, ele precisa ser sangrado.

Rob

#3 ·
o mesmo problema!!!

Olá. Eu também tenho tido um problema semelhante ao seu. Você resolveu seu problema? Todo mundo me diz que este não deveria ser um problema de ABS. Mas eu moro na Tailândia e os mecânicos são muito ruins, para dizer o mínimo!! Tudo o que eles fazem é substituir peças até encontrarem o problema, eles não resolvem problemas primeiro e a unidade ABS é muito cara.

kawa ninja 650r problema de ABS - Motos na Tailândia - Fórum da Tailândia

#4 ·
Se as vedações no cilindro mestre estiverem com defeito, elas ainda podem empurrar fluido quando não têm resistência, mas vazar quando precisam trabalhar contra algo. Meu palpite é que o cilindro mestre está com defeito. O pistão da pinça travado também é possível, mas, na minha experiência, isso geralmente resulta em arrasto do freio.

#5 ·
No meu caso, o cilindro mestre foi substituído, mas não resolveu o problema. As minhas pinças ainda têm movimento, mas não respondem ao pedal do travão, por isso há um problema hidráulico algures.
Também estou na Tailândia, onde os mecânicos falam pouco inglês e são mal treinados, por isso é um problema maior do que no 'ocidente' e eu não sou particularmente dotado mecanicamente.

Como eles 'tentaram' resolver o problema, agora tenho um pedal de travão traseiro que não faz nada. [Passou de estar imóvel na posição desligada para apenas flutuar sem fazer nada] Nem sequer consigo sangrar o sistema de travagem agora. Todo o sistema de travagem vai para a unidade ABS, que é quase impossível de alcançar. Num modelo 09, está mesmo por baixo da mola traseira.

Pelo menos, o módulo ABS aqui na Tailândia custa cerca de metade do preço, pois as motos são feitas aqui, mas ainda é muito caro, especialmente se não for o problema real!!

#6 ·
Duas bicicletas avariadas num tópico divertido.

Kev: O que a pedaleira faz quando você a pressiona? Ela se recusa a se mover, ou ela se move mas não resulta na aplicação de quaisquer freios?

Illy: Que método você está usando para tentar sangrar os freios? Eu não li o manual para sangrar a versão ABS, mas aposto que uma sangria a vácuo deve funcionar.

#7 ·
Minha bicicleta teve o mesmo problema que foi notado pela primeira vez aqui... o freio traseiro simplesmente não se movia quando conectado à mangueira de freio. Mecanicamente, ele se movia quando desconectado e as pinças têm movimento, mas quando tudo está conectado, o pedal simplesmente trava e não se move, então o freio está "desligado".

Agora, os "mecânicos" tailandeses mexeram nisso [substituíram o cilindro mestre], o pedal se move e não há pressão alguma... Vou tentar sangrar a vácuo, mas todo o sistema ABS torna tudo complicado.

Eu acredito que É um problema de ABS, mas não quero pagar tanto por uma peça complicada se NÃO for o ABS.

#8 ·
Eu tenho o mesmo problema - alguém pode ajudar?

Olá pessoal, acho que tenho o mesmo problema com a minha moto ER6-f ABS de 2007 que foi importada da Inglaterra. A moto acabou de passar dos 17.000 km e nunca teve um problema... até agora :crying:

O pedal do freio traseiro ficou extremamente firme, e eu teria que pressionar com força para que ele acionasse as pastilhas de freio. Com um atraso de 2-3 segundos para obter a potência do freio traseiro, eu sabia que era bobagem andar assim. Se chegasse o dia em que eu precisasse desse freio em um microssegundo... *splat*

Então, levei a beleza para a concessionária Kawasaki local, que limpou e reinstalou o escravo, que então produziu zero resistência de frenagem no pedal e as pastilhas não se movem (pressionar o pedal vai direto para o chão - sem freios). Eles então tentaram sangrar o freio, o que não teve sucesso, então acreditam que seja um problema com as válvulas da bomba ABS, o que significa uma substituição completa da bomba - eles foram gentis o suficiente para me dizer que sou o primeiro proprietário da Kawasaki ER6 que eles viram com este problema :crying:

Uma peça de reposição do depósito custa assustadores $1600 NZD, ou $1150 USD. Mais mão de obra e frete, estou olhando para um reparo de $2000 NZD. Coisas tristes, considerando que paguei $6000 NZD pela moto há apenas um ano.

Estou tentando encontrar uma bomba de segunda mão, mas sem sucesso... alguém conhece algum bom sucateiro que eu possa contatar para encontrar uma?
O número da peça é 160820009 ou 160820025. Encontrei alguns para os modelos mais recentes (2009+), mas nada para o modelo 2006-2008 :(

#9 ·
Olá pessoal, acho que tenho o mesmo problema com a minha moto ER6-f ABS de 2007 que foi importada da Inglaterra. A moto acabou de ultrapassar os 17.000 km e nunca teve um problema... até agora :crying:

O pedal do freio traseiro ficou extremamente firme, e eu teria que pressionar com força para que ele acionasse as pastilhas de freio. Com um atraso de 2-3 segundos para obter a potência do freio traseiro, eu sabia que era bobagem andar assim. Se chegasse o dia em que eu precisasse daquele freio em um microssegundo... *splat*

Então levei a beleza ao revendedor Kawasaki local, que limpou e reinstalou o escravo, que então produziu resistência de frenagem zero no pedal e as pastilhas não se movem (pressionar o pedal vai direto para o chão - sem freios).
Eles então tentaram sangrar o freio, o que não teve sucesso, então acreditam que é um problema com as válvulas da bomba ABS, o que significa uma substituição completa da bomba - eles foram gentis o suficiente para me dizer que sou o primeiro proprietário da Kawasaki ER6 que eles viram com este problema :crying:

Uma peça de reposição do depósito custa assustadores $1600 NZD, ou $1150 USD. Mais mão de obra e frete, estou olhando para um reparo de $2000 NZD. Coisas tristes, considerando que paguei $6000 NZD pela moto há apenas um ano.

Estou tentando encontrar uma bomba de segunda mão, mas sem sucesso... alguém conhece algum bom sucateiro que eu possa contatar para encontrar uma?
O número da peça é 160820009 ou 160820025. Encontrei alguns para os modelos posteriores (2009+) mas nada para o modelo 2006-2008 :(
Sim, isso é estranho e muito caro para consertar :frown2:

Quando comprei minha moto, nunca considerei ABS de qualquer maneira, mas pelo que me lembro de um test ride, era uma unidade muito básica com uma operação bastante rude.

Tenho certeza de que, com um pouco de prática, você freará com mais eficácia sem ele, evitando ao mesmo tempo um reparo caro.

Só uma sugestão :smile2:

#10 ·
Este é um problema bastante comum com estas motos ABS antigas. Tive este problema duas vezes na minha er6n de 2008.

A primeira vez em 2020:
O travão traseiro ficou extremamente firme. Eu podia literalmente ficar em pé no pedal do travão traseiro com todo o peso do meu corpo e nada acontecia. O cilindro mestre funcionava perfeitamente e a pinça do travão não estava presa nem nada do género. Descobriu-se que a bomba ABS estava completamente entupida, por isso tive de a substituir. Encontrei uma usada no eBay e comprei-a. Não foi barato e foi um pesadelo substituí-la. (Substituí-a eu mesmo em casa).
Depois disso, os meus travões funcionaram perfeitamente!

Agora, 3 anos depois, em 2023, o meu travão dianteiro está a começar a ficar duro 😢. Tentei substituir o cilindro mestre, mas isso não ajudou em nada. Também verifiquei as pinças dianteiras. Tenho quase a certeza de que a minha nova bomba ABS também está a começar a entupir!
Procurei no eBay, mas só consigo encontrar uma bomba ABS à venda e essa custa mais de 500 dólares. Não posso gastar tanto dinheiro na minha mota velha, por isso não sei o que fazer.

#11 ·
Este é um problema bastante comum com estas motos ABS antigas. Tive este problema duas vezes na minha er6n de 2008. A primeira vez em 2020: o travão traseiro ficou extremamente firme. Eu podia literalmente ficar em pé no pedal do travão traseiro com todo o peso do meu corpo e nada acontecia. A bomba principal funcionava perfeitamente e a pinça do travão não estava presa nem nada disso. Descobriu-se que a bomba ABS estava completamente entupida, por isso tive de a substituir. Encontrei uma usada no ebay e comprei-a. Não foi barato e foi um pesadelo substituí-la. (Substituí-a eu mesmo em casa). Depois disso, os meus travões funcionaram perfeitamente! Agora, 3 anos depois, em 2023, o meu travão dianteiro está a começar a ficar duro 😢. Tentei substituir a bomba principal, mas isso não ajudou em nada. Também verifiquei as pinças dianteiras. Tenho quase a certeza de que a minha nova bomba ABS também está a começar a entupir! Procurei no ebay, mas só consigo encontrar uma bomba ABS para venda e essa custa mais de $500. Não posso gastar tanto dinheiro na minha mota velha, por isso não sei o que fazer.
procure por er6f mesmo modelo mesmos números